Saturninas

Há uns dias recebi um SMS de um amigo que me desejava "boas saturninas". Bem, em algumas conversas havidas entre nós já me tinha apercebido que ele não tem crenças religiosas nem tampouco cristãs. Mas foi curioso desejar-me aquilo. Como estamos em época natalícia teria algo em comum. Na verdade as festas Saturninas, de fim de dezembro a princípio de janeiro, eram já celebradas pelos romanos. É uma tradição milenar. O Natal, a confraternização máxima do cristianismo, passou a ser comemorado a partir do ano 354 d.C. Deve-se esse evento à Igreja Romana. Porém, o hábito de trocar presentes já existia antes do nascimento de Jesus Cristo. Eram dados para celebrar as Saturninas, festas dedicadas a Saturno, deus da agricultura. Entre 19 e 25 de dezembro, os camponeses paralizavam os trabalhos. As casas eram enfeitadas, ceias com mesas fartas, vinho e presentes eram trocados. Essas tradições pagãs foram incorporadas às Festas da Natividade pela Igreja Católica. Agora percebo que mesmo não sendo católico, o meu amigo ao qual lhe reconheço uma cultura abastada, me desejou um Bom Natal à maneira dele. Curioso no mínimo...

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Direcção e Comando dos Bombeiros de Cuba não se entendem

Directiva Operacional Nacional 2011

As Razão das Cruzes